quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Azulejos (58)


  • Azulejos de Lisboa

Edição Espiral - Galeria de Arte

Fotos: Ana Bela Mendes

1987

Lito Lusitana - Porto


Bairro do Castelo


Zona do Chiado

Alfama - Sto. Tomé

Calçada do Combo - Farmácia Estácio do Combro

Alfama - Sto. Tomé

Alfama - Sto. Tomé

Ajuda

Campo de Outique

Madragoa


  • Palácio Fronteira

Fundação das Casas de Fronteira e Alorna
Foto: © Paulo Sotero

Terraço, pormenor de um painel com macaco tocando a trombeta da vitória (Séc. XVII)


Copyright Worldwide Edições Azulmar , Lisbon & Zurich, M. Adelmann

APN Printing ON - Monte Estoril - Portugal


Um gato

© 2009 Palácio Fronteira

Ed. 19 de Abril: 92


Foto: David de Abreu

Azulejos do Séc. XVII




© 2009 Palácio Fronteira
Ed. 19 de Abril: 28


Foto: David de Abreu

Azulejos do Séc. XVII




O Telescópio de Galileu

(Sem informações de Autor)

Paineis de Azulejos Século XVII

Átrio da Capela

Terraço

Terraço

Terraço

Terraço

Terraço

Terraço

Terraço

Torrinha Sul

  • Clarissas do Desagravo
Convento do Louriçal

Pombal

Edição das "Clarissas do Desagravo"
Mosteiro do SS.mo Sacramento
3125 Vila do Louriçal


Fundado em 1630 por Soror Maria do Lado, as obras do Convento do Louriçal, em Pombal, só teriam início em 1690, terminando já no século XVIII, sendo autor do projeto o arquiteto João Antunes.No entanto, a igreja do cenóbio só foi concluída no reinado de D. João V, segundo a planta do arquiteto Frei Manuel Pereira (1734-39).O Convento do Louriçal foi dedicado ao Santissímo Sacramento e esteve em funcionamento até 1911.Seria depois ocupado pela Guarda Nacional Republicana e, no final do primeiro quartel deste século, foi vendido em hasta pública, sendo adquirido pelas monjas clarissas. Em 1958 ainda se realizou aqui uma cerimónia de votos solenes.
O portal do Convento do Louriçal, em Pombal, desenvolve-se a partir de um vão retangular, moldurado, encimado por cornija curvilínea ressaltada, coroada de frontão curvo, albergando no tímpano um medalhão ovaloíde com uma representação do Santíssimo Sacramento a quem é dedicado o templo. Na fachada oposta mostram-se pedras de armas reais, enquadradas por volutas e vários caixilhos, quadrados e retangulares, dispostos alternadamente, de modo a envolver a porta. O interior, de nave única, é coberto por teto pintado com a representação da Consagração da Hóstia. O cruzeiro é marcado por cúpula apainelada de cantaria, diminuindo os caixotões de dimensões até alcançar o fecho. A nave é forrada por painéis de azulejo joaninos até ao nível do entablamento. Estes repartem-se por dois pisos, no superior versam sobre temas da Paixão de Cristo, enquanto no inferior são narrados episódios da Vida de S. Francisco de Assis. A revestir o transepto encontra-se outro conjunto de painéis de azulejos barrocos, onde se tratam cenas da vida da fundadora, Soror Maria do Lado.
O altar-mor, altares colaterais e laterais sobressaem pelos seus retábulos setecentistas, trabalhados em mármores provenientes de Lisboa, de diferentes tonalidades - branco, negro, rosa, amarelo -, criando um excelente jogo cromático. Colunas com capitéis compósitos em jaspe e figuras de anjos formam os retábulos, realizados pelo conceituado mestre escultor João António de Pádua.No coro alto, o destaque vai para os painéis de azulejos joaninos (azul e branco) e para uma imagem de Nossa Senhora do século XVIII. Na sacristia e locutório podemos apreciar outros azulejos setecentistas, de cariz vegetalista. Pelas diversas dependências conventuais são visíveis diversos azulejos de grande qualidade, tanto portugueses como holandeses.O claustro é muito simples e tem ao centro uma fonte joanina. Em duas salas contíguas, conhecidas como santuário, guardam-se diversas obras de interesse. Entre a decoração de talhas douradas, encontramos uma estátua jacente de Nossa Senhora da Boa Morte, doada pelo rei D. José I e na sala de planta octogonal, fechada por cúpula, um bonito conjunto formado por seis pequenos altares policromos e um presépio do século XVIII.



N. Senhora da Prelada
Imagem do côro alto

Êxtase de S. Francisco e de Santa Clara em Santa Maria dos Anjos.
Tecto da Igreja

Painel de Madre Maria do Lado.
Pintura do Séc. XVIII
(Publicação permitida pelo Museu Machado de Castro)

Tecto da Capela do Relicário

Capela do Relicário
Séc. XVIII

N. S. da Boa Morte

Igreja (vista do côro alto)

Igreja

Sepultura de Madre Maria do Lado


Azulejos da Igreja com passos da vida de Santa Clara:













  • Capela de Nossa Senhora da Peninha
Parque Natural de Sintra - Cascais


Fotografias de João Aureliano

Mestre Manuel dos Santos
Séc. XVIII

P.M.P. (Anónimo)
Séc. XVIII

Edições 19 de Abril



Foto: David de Abreu

Campo de Ourique

Foto: Denise David

Rua de S. Bento
Foto: Manuel M. Pinturache

Fábrica Viúva Lamego, Lisboa
Foto: Manuel M. Pinturache

Figuras avulsas - Séc. XVIII
Foto: David de Abreu


Foto: Manuel M. Pinturache

Anjo - Séc. XIX
Foto: Francisco Matias

Museu Nacional do Azulejo
Séc. XVII
© 1997, Centralivros, Lda. - Lisboa

Foto: José Carlos Nascimento

Fachada de Azulejos - Graça

Foto: Carlos Loff Fonseca

Painel de azulejos do Chafariz Velho
Paço d'Arcos


SoFOTO ®

Cascais - Portugal

Foto: © Maurício Abreu

Mercado de Santarém
Tourada / Pega

Domus Municipalis
Bragança
Séc. XII

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