- Azulejos de Lisboa
Edição Espiral - Galeria de Arte
Fotos: Ana Bela Mendes
1987
Lito Lusitana - Porto
Bairro do Castelo |
Zona do Chiado |
Alfama - Sto. Tomé |
Calçada do Combo - Farmácia Estácio do Combro |
Alfama - Sto. Tomé |
Alfama - Sto. Tomé |
Ajuda |
Campo de Outique |
Madragoa |
- Palácio Fronteira
Fundação das Casas de Fronteira e Alorna
Foto: © Paulo Sotero
Foto: © Paulo Sotero
Terraço, pormenor de um painel com macaco tocando a trombeta da vitória (Séc. XVII) |
Copyright Worldwide Edições Azulmar , Lisbon & Zurich, M. Adelmann
APN Printing ON - Monte Estoril - Portugal
Um gato |
© 2009 Palácio Fronteira
Ed. 19 de Abril: 92
Foto: David de Abreu
Azulejos do Séc. XVII
© 2009 Palácio Fronteira
Ed. 19 de Abril: 28
Foto: David de Abreu
Azulejos do Séc. XVII
O Telescópio de Galileu
(Sem informações de Autor)
Paineis de Azulejos Século XVII
Átrio da Capela |
Terraço |
Terraço |
Terraço |
Terraço |
Terraço |
Terraço |
Terraço |
Torrinha Sul |
- Clarissas do Desagravo
Convento do Louriçal
Pombal
Edição das "Clarissas do Desagravo"
Mosteiro do SS.mo Sacramento
3125 Vila do Louriçal
Fundado em 1630 por Soror Maria do Lado, as obras do
Convento do Louriçal, em Pombal, só teriam início em 1690, terminando já no
século XVIII, sendo autor do projeto o arquiteto João Antunes.No entanto, a
igreja do cenóbio só foi concluída no reinado de D. João V, segundo a planta do
arquiteto Frei Manuel Pereira (1734-39).O Convento do Louriçal foi dedicado ao
Santissímo Sacramento e esteve em funcionamento até 1911.Seria depois ocupado pela
Guarda Nacional Republicana e, no final do primeiro quartel deste século, foi
vendido em hasta pública, sendo adquirido pelas monjas clarissas. Em 1958 ainda
se realizou aqui uma cerimónia de votos solenes.
O portal do Convento do Louriçal, em Pombal, desenvolve-se a
partir de um vão retangular, moldurado, encimado por cornija curvilínea
ressaltada, coroada de frontão curvo, albergando no tímpano um medalhão
ovaloíde com uma representação do Santíssimo Sacramento a quem é dedicado o
templo. Na fachada oposta mostram-se pedras de armas reais, enquadradas por
volutas e vários caixilhos, quadrados e retangulares, dispostos alternadamente,
de modo a envolver a porta. O interior, de nave única, é coberto por teto
pintado com a representação da Consagração da Hóstia. O cruzeiro é marcado por
cúpula apainelada de cantaria, diminuindo os caixotões de dimensões até
alcançar o fecho. A nave é forrada por painéis de azulejo joaninos até ao nível
do entablamento. Estes repartem-se por dois pisos, no superior versam sobre
temas da Paixão de Cristo, enquanto no inferior são narrados episódios da Vida
de S. Francisco de Assis. A revestir o transepto encontra-se outro conjunto de
painéis de azulejos barrocos, onde se tratam cenas da vida da fundadora, Soror
Maria do Lado.
O altar-mor, altares colaterais e laterais sobressaem pelos
seus retábulos setecentistas, trabalhados em mármores provenientes de Lisboa,
de diferentes tonalidades - branco, negro, rosa, amarelo -, criando um
excelente jogo cromático. Colunas com capitéis compósitos em jaspe e figuras de
anjos formam os retábulos, realizados pelo conceituado mestre escultor João
António de Pádua.No coro alto, o destaque vai para os painéis de azulejos
joaninos (azul e branco) e para uma imagem de Nossa Senhora do século XVIII. Na
sacristia e locutório podemos apreciar outros azulejos setecentistas, de cariz
vegetalista. Pelas diversas dependências conventuais são visíveis diversos
azulejos de grande qualidade, tanto portugueses como holandeses.O claustro é
muito simples e tem ao centro uma fonte joanina. Em duas salas contíguas,
conhecidas como santuário, guardam-se diversas obras de interesse. Entre a
decoração de talhas douradas, encontramos uma estátua jacente de Nossa Senhora
da Boa Morte, doada pelo rei D. José I e na sala de planta octogonal, fechada
por cúpula, um bonito conjunto formado por seis pequenos altares policromos e
um presépio do século XVIII.
N. Senhora da Prelada Imagem do côro alto |
Êxtase de S. Francisco e de Santa Clara em Santa Maria dos Anjos. Tecto da Igreja |
Painel de Madre Maria do Lado. Pintura do Séc. XVIII (Publicação permitida pelo Museu Machado de Castro) |
Tecto da Capela do Relicário |
Capela do Relicário Séc. XVIII |
N. S. da Boa Morte |
Igreja (vista do côro alto) |
Igreja |
Sepultura de Madre Maria do Lado |
Azulejos da Igreja com passos da vida de Santa Clara:
- Capela de Nossa Senhora da Peninha
Parque Natural de Sintra - Cascais
Fotografias de João Aureliano
Mestre Manuel dos Santos Séc. XVIII |
P.M.P. (Anónimo) Séc. XVIII |
Edições 19 de Abril
Foto: David de Abreu
Campo de Ourique |
Foto: Denise David
Rua de S. Bento |
Foto: Manuel M. Pinturache
Fábrica Viúva Lamego, Lisboa |
Foto: Manuel M. Pinturache
Figuras avulsas - Séc. XVIII |
Foto: David de Abreu
Foto: Manuel M. Pinturache
Anjo - Séc. XIX |
Foto: Francisco Matias
Museu Nacional do Azulejo Séc. XVII |
© 1997, Centralivros, Lda. - Lisboa
Foto: José Carlos Nascimento
Fachada de Azulejos - Graça |
Foto: Carlos Loff Fonseca
Painel de azulejos do Chafariz Velho Paço d'Arcos |
SoFOTO ®
Cascais - Portugal
Foto: © Maurício Abreu
Mercado de Santarém Tourada / Pega |
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