sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Parque Natural da Ria Formosa ( 20 )


Edição do Parque Natural da Ria Formosa
1996
Autor Luis F. R. Santos


Vista parcial do antigo arraial da Armação do Cabo de Santa Maria com as cabanas. Em primeiro plano, um grupo de "companheiros" sentados sobre bóias de cortiça, confeccionam "arinques".

O "copejo"aproxima-se do final. Alguns atuns refugiam-se no centro do "copo". É chegado o momento do homem penetrar na água e tentar arrastá-los até aos extremos da rede do "copo", numa luta uase corpo a corpo.

Uma vista geral do copejo do atum.

Porto de Vila Real de Santo António - Uma "andaina", acabada de chegar, descarrega o atum. O pessoal, sobre o cais, procede á transladaçãodo peixe para as vagonetas com a ajuda de um guindaste.

Vista ampla da "testa" do "copo" da armação durante o copejo. Observam-se alguns "companheiros", agarrados ás "alças premas", empunhando os "bicheiros" na expectativa de fisgar algum atum.

A "levantada" - Os "companheirros" entoavem velhas canções, quem sabe se de origem árabe, ao ritmo lento e monótono  das quais iam "alando" o fundo do "copo"

Vista geral da Armação do Cabo de Santa Maria, em Maio de 1949. Observam-se, á esquerda, bem enfileirados, os seis barracões que abrigavem os "companheiros" e as suas famílias.

Três "companheiros" seguram-se nas "alças  premas" e num derradeiro esforço "arrastam" ao longo do bordo do "calão" um atum.

Bênção da Armação do "Medo das Cascas" -  Bênção do "copo" em terra, antes da colocação da armação no mar.

Antigamente, o atum era transportado do cais para as fábricas em padiola.







Alguns "companheiros"com os "bicheiros" nas mãos aprestam-se para o início do "copejo". A "salceirada"provocada pelos atuns, á superfície, cria uma névoa que quase esconde a "barca da testa".

Varando os "calões" - Antes do início da temporada de pesca, todas as embarcações eram "varadas" de modo a serem reparadas e limpas.

Terminado o "copejo" o atum é contado e "guindado" dos "calões" para as "andainas", usando um teque.

Tourada do mar - Quem terá feito, pela primeira vez, esta comparação. O esforço necessário para "pegar" tamanhos peixes era enorme.

Fase movimentada do "copejo". Vários "copanheiros" debruçados dos "calões" e colocados sobre o "chão" de rede da "testa" do "copo", fisgam atuns.


Vista geral do "copo" da armação. Demarcam-se bem os "calões" do 1º. e 2º. par assim como a "barca da testa". Em primeiro plano, uma "andaina", pejada de atum, segue rumo à lota.

Sem comentários:

Enviar um comentário